De acordo com uma pesquisa da
Gallup de 2018, o engajamento no trabalho está aumentando, mas continua sendo um dos maiores problemas para o RH, para o líder e para a empresa como um todo.
Cerca de 53% dos colaboradores se dizem satisfeitos de maneira geral, mas não se sentem emocionalmente e cognitivamente conectados com o trabalho. E sabe quanto tem custado essa falta de engajamento no trabalho para a empresa? Cerca de R$ 3.500 a mais por ano por colaborador.
No final de 2019, perguntamos aos nossos clientes qual o principal desafio para os próximos anos e encontramos um assunto em comum em todas as respostas: engajamento e retenção. Você também tem esse desafio?
Quais os motivos do baixo engajamento no trabalho?
Depois de refletir sobre o cenário que envolve essa questão, começamos a explorar os motivos. E chegamos na conclusão de que 3 itens têm grande influência no desengajamento dos colaboradores:
#1 Problemas relacionais
Uma grande fonte de
sofrimento nas empresas remete aos conflitos gerados entre diferentes áreas por falta de alinhamento e colaboração.
A questão é que os conflitos, em si, não são problemas. Eles estão listados, inclusive, como uma das qualidades do livro 5 Desafios das Equipes, de Patrick Lencioni. Da mesma forma, o medo do conflito é listado como uma das cinco disfunções.
As equipes que evitam o conflito geralmente o fazem porque seus integrantes têm medo de magoar uns aos outros. O problema é que a falta do debate aberto costuma alimentar uma tensão perigosa, fazendo com que as pessoas passem a recorrer a ataques pessoais pelas costas, o que é muito mais prejudicial do que qualquer discussão focada em um problema específico.
#2 Lideranças despreparadas
A verdade é que muitos colaboradores não se demitem das empresas e sim de seus gestores. E isso acontece porque, muitas vezes, alguém de alta competência técnica assume uma posição de liderança, mas sem o preparo comportamental que esse cargo exige.
Veja só um dos relatos da pesquisa que fizemos:
“É essencial que os
líderes conheçam melhor o comportamento dos profissionais, no entanto, ainda estão muito vinculados ao trabalho técnico e ao resultados. Eles têm dificuldades de dar
feedback, não tem cuidado e nem preparo para exprimir as informações necessárias dos colaboradores”.”
#3 Falta de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional
O Brasil é o país mais ansioso e estressado do mundo. São mais de 18 milhões de brasileiros diagnosticados com esses transtornos de acordo com a OMS. Isso se dá muito pela realidade que estamos vivendo: volátil, incerta, complexa e ambígua.
Além da correria diária, há desafios específicos de trabalho e pessoais que aumentam ainda mais nosso nível de estresse e ansiedade. Por exemplo, o lançamento de um novo produto ou serviço, uma importante reunião anual pela qual você está responsável, ou um filho doente em casa.
A questão é que tem faltado
empatia dentro das empresas. Empatia para entender que um pai com uma criança recém nascida vai precisar sair mais cedo, ou chegar atrasado. E até mesmo perder performance durante alguns períodos. Empatia para entender que com um problema pessoal, não é possível exigir o mesmo foco e resultado de um colaborador.
Como aumentar o engajamento no trabalho?
Cada um dos itens comentados, combinados, tem gerado altas taxas de
desengajamento e
turnover dentro das empresas. Mas a boa notícia é que para cada problema existe uma solução! Então veja em nosso próximo artigo sobre o tema, onde listamos dicas práticas para cada um dos tópicos acima.
Motivação no trabalho: 4 dicas para diminuir o turnover
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Motivação no trabalho: 3 dicas para diminuir o turnover
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